Diário da Aula & Lab 2: Pratique o desapego. E ponto final.
O Clube de Trocas foi um momento interessantíssimo na aula de Identidade e Cultura, pois foi uma forma não só de conhecer o outro e a sala como um todo, mas também praticar o desapego em um sistema que propõe como base o individualismo e a posse.
Os objetos colocados foram diversos, cada um com sua particularidade e história, porém, observando o todo, foi possível identificar características comuns: muitos materiais de papelaria, representando que todos eram estudantes; comidas embaladas ou frutas pequenas, representando uma vida corrida da maior parte dos alunos, sem tempo de fazer refeições completas, e, também, luva e cachecol, mostrando o tempo frio que fazia na semana.
Meu objeto de troca foi um post-it, o qual no começo achei que seria difícil de me desfazer, pois foi algo que comprei exclusivamente para a faculdade, porém, eu tenho outros post-its daquele tipo, então, não teria motivos para manter mais um, que provavelmente demoraria para usar, ou acabaria estragando e eu nem usando.
Esse momento em que achei que não conseguiria entregar o post-it foi crucial para um autoconhecimento sobre mim perante o mundo, onde pude, rapidamente, fazer-me algumas perguntas e afirmações: “eu preciso mesmo disso?”, “será que usarei mesmo?”, “mas eu tenho tantos outros post-its...”.
O significado que atribuí a esse objeto que quis trocar é o de parceria entre estudantes, a coletividade e união que é fundamental termos, ainda mais em um momento crítico para a educação no país. Sei que é um significado grande para um post-it, mas acredito que foi também um dos motivos para que eu decidisse, por fim, troca-lo.
Ao conversar com o colega que pegou o post-it que deixei, ele significou como um objeto para novas experiências: “Significa uma nova experiência; Uma nova forma de estudo nessa nova fase da vida; Pq eu nunca tinha usado o post it p estudar”. Que interessante causar um sentimento tão bom quanto o de novas experiências através de um post-it. Não é só um post-it.
Os objetos colocados foram diversos, cada um com sua particularidade e história, porém, observando o todo, foi possível identificar características comuns: muitos materiais de papelaria, representando que todos eram estudantes; comidas embaladas ou frutas pequenas, representando uma vida corrida da maior parte dos alunos, sem tempo de fazer refeições completas, e, também, luva e cachecol, mostrando o tempo frio que fazia na semana.
Meu objeto de troca foi um post-it, o qual no começo achei que seria difícil de me desfazer, pois foi algo que comprei exclusivamente para a faculdade, porém, eu tenho outros post-its daquele tipo, então, não teria motivos para manter mais um, que provavelmente demoraria para usar, ou acabaria estragando e eu nem usando.
Esse momento em que achei que não conseguiria entregar o post-it foi crucial para um autoconhecimento sobre mim perante o mundo, onde pude, rapidamente, fazer-me algumas perguntas e afirmações: “eu preciso mesmo disso?”, “será que usarei mesmo?”, “mas eu tenho tantos outros post-its...”.
O significado que atribuí a esse objeto que quis trocar é o de parceria entre estudantes, a coletividade e união que é fundamental termos, ainda mais em um momento crítico para a educação no país. Sei que é um significado grande para um post-it, mas acredito que foi também um dos motivos para que eu decidisse, por fim, troca-lo.
Ao conversar com o colega que pegou o post-it que deixei, ele significou como um objeto para novas experiências: “Significa uma nova experiência; Uma nova forma de estudo nessa nova fase da vida; Pq eu nunca tinha usado o post it p estudar”. Que interessante causar um sentimento tão bom quanto o de novas experiências através de um post-it. Não é só um post-it.
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