"Diário do Primeiro Sarau": o que é um sarau?

Sarau é uma maneira de reunir pessoas com uma só ideia: promover a arte e a cultura. Geralmente, saraus são feitos a noite, com grupos de pessoas, a fim de aumentar o convívio social e promover essa arte e cultura através de música, atividades lúdicas e criativas, danças, recitando poemas, lendo livros, com shows e outras performances. Essa prática é livre para todas as idades, épocas e formas de se expressar artisticamente.

O sarau chegou ao Brasil ainda na época colonial, e era algo muito comum entre aristocratas e burgueses, sendo um evento voltado a uma elite econômica e intelectual. A maioria dos saraus tinham a presença de ilustres artistas, sendo visto, para grande parte da população, como um meio requintado.

Hoje em dia, qualquer grupo de pessoas, que tenham algo para trocar entre eles, pode fazer um sarau. A arte, cada dia mais acessível e democrática, está em todo canto e a cultura não pode mais ser vista como uma forma de selecionar e dividir os seres humanos: tudo o que é criado pelo homem, é, portanto, uma forma de cultura. Promover um sarau é uma forma de conhecer novas formas de cultura.



Comments

Popular posts from this blog

“Diário do Segundo Sarau”: O que mais me impressionou no último sarau

"Diário da Aula & Lab 6": Culture jamming e uma possível mudança de pensamento das novas gerações

"Diário da Aula & Lab 8": Resenha do texto "A relação entre o corpo e o poder em Michel Foucault"