“Diário do Terceiro Sarau”: Luta dos trabalhadores

Em uma das aulas de Identidade e Cultura contamos com a presença de Claudio Noronha, assessor do Sindicato dos Bancários e foi distribuído aos alunos o livro “A História dos Bancários do Grande ABC”, em que conta um pouco sobre a organização, surgimento, influências e impactos desse sindicato, a fim de trazer a tona a importância desse tipo de organização de trabalhadores, seja bancários ou qualquer outra categoria, além de registrar seus feitos.
Fiquei muito feliz em receber esse livro e ter a oportunidade de ler e saber um pouco mais sobre, afinal, também faço parte desse sindicato como bancária, e é fundamental me envolver nessas questões, ainda mais nesse momento de caos político, principalmente em relação aos trabalhadores.
Me associei ao sindicato dos bancários assim que fui contratada no banco Itaú, em março de 2019, em que atuo como agente de atendimento e solução. Mesmo anterior a minha contratação, já tive contato com ações sindicais bancárias por ter sido jovem aprendiz também no Itaú, no mesmo polo.
Pude compreender ainda mais a importância desse sindicato e como eles se organizavam. Apesar de não ser muito envolvida em suas ações, acho muito interessante quando os organizadores estão em frente ao polo do Itaú com faixas e carros de som promovendo como uma assembléia a todos os bancários que passam por ali, e, nesse momento, levantando pautas importantes como a reforma da previdência e o corte de verbas. Além disso, o sindicato possui seu próprio jornal, distribuído para os colaboradores.
De maneira geral, a organização dos bancários é fundamental, visto que, por exemplo, o Itaú, é o banco que mais lucra praticamente todos os anos, e isso deve ser refletido àqueles que estão na ponta, fundamentais para o funcionamento pleno do banco: os bancários.
Além dessa categoria trabalhista, também me interesso muito pela luta dos professores, que também se organiza de forma ampla, sendo linha de frente das principais manifestações no Brasil.
Por fim, como universitários e trabalhadores, é de suma importância o conhecimento e a participação nessas organizações sindicais.

Comments

Popular posts from this blog

“Diário do Segundo Sarau”: O que mais me impressionou no último sarau

"Diário da Aula & Lab 6": Culture jamming e uma possível mudança de pensamento das novas gerações

"Diário da Aula & Lab 8": Resenha do texto "A relação entre o corpo e o poder em Michel Foucault"